Contabilidade

Contabilidade

Saiba mais sobre Contabilidade e sua importância.

A contabilidade além de atender as exigências legais impostas pelos agentes fiscalizadores, também fornece informações que possibilitam aos gestores analisar através de índices econômicos e financeiros (Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado) a tomada de decisões, tais como: direcionar investimentos, medições e avaliações de performance, controle de insumos de produção e ate mesmo no planejamento estratégico; Sendo assim uma considerada uma ferramenta de auxílio na administração e direcionamento dos negócios.

Os trabalhos realizados são:
• Orientação e Acompanhamento da Legislação Contábil, Imposto de Renda e Legislação Empresarial;
• Elaboração e confecção dos livros contábeis legalmente exigidos;
• Apuração de tributos periódicos;
• Apuração de IR e CSLL periódicos;
• Informe de Rendimentos dos Sócios, Pessoas Físicas e Jurídicas;
• Elaboração de Balancetes, Balanços, Demonstração de Resultados e Análises Periódicas.

Muitos empresários que desconhecem o que de fato a contabilidade representa para o seu negócio e o benefício que uma contabilidade de qualidade proporciona, têm medo de investir por acreditarem que os investimentos feitos prejudicarão a saúde financeira da empresa. Em outras palavras, os empresários têm medo gastar com contabilidade e ficarem sem dinheiro para outras questões igualmente importantes da empresa.
A verdade, entretanto, é que gastar com contabilidade para pequenas empresas é fazer um investimento para inclusive facilitar o crescimento do negócio. Por isso, com um bom planejamento financeiro os investimentos feitos em contabilidade só somarão à empresa de um jeito positivo.

A rotina do micro ou pequeno empresário é repleta de questões que exigem a presença de profissionais qualificados e preparados para lidar com estes assuntos. Com a contabilidade da empresa não poderia ser diferente. O exercício da contabilidade exige conhecimentos específicos, domínio das noções e práticas contábeis, além de desenvoltura para lidar com situações que estão fora do alcance do conhecimento do administrador. O contador é uma figura indispensável na estrutura da PME, pois ele é o responsável por toda a parte financeira e de controladoria do negócio, ou seja, por todo o alicerce sobre o qual serão feitos os planos de ação, tomadas de decisão e gerenciamento da empresa.

O profissional da contabilidade é aquela pessoa que tem um curso superior em Ciências Contábeis e possui um registro profissional perante o CRC – conselho Regional de Contabilidade; Dentro de suas atribuições mais tradicionais estão o controle dos livros de entradas e saídas da empresa, controle de fluxo de caixa e de estoque, emissão e registro de notas fiscais, elaboração de relatórios contendo as informações financeiras da empresa, preenchimento e envio de obrigações acessórias, pagamento de impostos, bem como a escrituração de livros e documentos, Além de suas atividades normais, o contador pode ser um grande aliado do administrador no gerenciamento de seu negócio, lidando com questões mais elaboradas como planejamento estratégico, elaboração de relatórios gerenciais e auxílio no processo de tomada de decisões.

Para pequenas empresas uma contabilidade eficiente é preciso contratar bons profissionais e isso inclui uma avaliação de experiência e serviços oferecidos em contraste com as necessidades da sua empresa. Se os profissionais utilizam recursos para uma contabilidade mais facilitada, como softwares contábeis, maiores são as chances de que o seu negócio se beneficie de toda essa estrutura. Escolher uma contabilidade adequada para o tamanho e situação da sua empresa também é importante, pois dessa forma você garante que todas as necessidades do seu empreendimento sejam atendidas como necessário.

A contabilidade para pequenas empresas é importante porque é a responsável por garantir uma boa administração de todos os recursos disponíveis na empresa, além de garantir a completa legalização referente Essa dúvida que existe sobre a contabilidade para pequenas empresas é se ela pode ser feita de maneira autônoma, ou seja, pelo próprio empreendedor. Essa dúvida surge devido à visão distorcida de que uma empresa pequena possui uma contabilidade menos complexa e que, portanto, pode ser feita de maneira amadora, a verdade é que mesmo quando se trata de pequenas empresas a contabilidade deve ser feita por um profissional especializado e de confiança, já que as obrigações envolvem detalhes que dificilmente podem ser observados e atendidos corretamente por alguém que não seja um profissional da área..

A contabilidade para pequenas empresas é importante porque é a responsável por garantir uma boa administração de todos os recursos disponíveis na empresa, além de garantir a completa legalização referente às obrigações tributárias e por ser um sistema de informações completo que quando utilizado será um dos fatores responsáveis por fornecer não apenas o crescimento, mas também a estabilidade para a empresa se desenvolver.

Entre em Contato!

Para análise/diagnóstico GRÁTIS da sua empresa.

Iniciar conversa
Contato
Grupo Inmax
Olá,
Como podemos ajudar?